Emoções a flor da pele

quinta-feira, junho 11, 2020






Quem nunca ficou vermelho de vergonha ou roxo de raiva diante de alguma situação?  Essas expressões “populares” denunciam algo importante. Nosso corpo fala. Ou melhor, nossa pele fala. Ela denuncia nossas emoções involuntariamente, sem que possamos fazer nada para evitar. Isso significa que todos os cuidados com a saúde, com pele é fundamental, mas cuidar das emoções é crucial para o nosso bem-estar.

A psicologia avança cada vez mais para compreender a relação entre mente e corpo, e como as patologias, por mais simples que sejam, possuem relação direta com nossas emoções. Existem pessoas que passam a vida tentando encontrar soluções para manchas de pele, acne, alergias e dermatites diversas. Realizam investimentos altíssimos em tratamento de pele, mas não consideram a possibilidade de uma avaliação psicológica.
Sentimentos, emoções e estados psíquicos como stress, medo, raiva, culpa, ansiedade, rejeição, auto estima comprometida, magoas antigas e falta de pertencimentos são grandes percussores de problemas de pele.
É muito comum receber pacientes com a pele em erupção, denunciando claramente o estado psíquico e as emoções a ponto de explodir...

O Nosso corpo dá sinais.

Então, te convido para que, no minuto seguinte que você acabar essa leitura, corra para o espelho e se olhe. Se analise, se investigue. No seu corpo está impresso todas as memórias das suas emoções, da mais incrível à mais dolorosa. Leia sua pele. Compreenda o que ela está querendo te dizer. Encontre seu mapa e se tiver coragem, siga-o! A jornada não é fácil, mas lembre-se de que você não precisa passar por tudo isso sozinha.







Texto de Márcia Vital
Psicóloga Clínica CRP 03/11928
Coach Psychology 
Terapeuta Integrativa
Instagram - @psicologamarciavital
                                                 

Poderá gostar também

0 comentários